Fale
conosco

Nossa localização

Porto Alegre

Av. Nilo Peçanha, 2900, sala 301 Bairro Boa Vista / Porto Alegre / RS

Veja no mapa (51) 3230 7700

Contatos de
nossas empresas

SLC AGRÍCOLA SLC MÁQUINAS

ENVIE SEU PROJETO

O Grupo SLC, consciente de sua Responsabilidade Social, apoia, por meio do Instituto SLC, projetos de instituições sem fins lucrativos, utilizando recursos oriundos de incentivos fiscais, tais como:
  • Fundos de Apoio à Criança e ao Adolescente
  • Lei de Incentivo à Cultura
  • Fundo do Idoso• Lei de Incentivo ao Esporte
  • Pronon – Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica
  • Pronas – Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência
Para analisarmos a solicitação, preencha o formulário a seguir com as informações do projeto.
Sobre a Instituição
Sobre o Projeto

O tamanho máximo permitido é de 5MB

Formatos permitidos: .pdf, .doc, .docx, .ppt e .pptx

Tipo de incentivo

Relatório Integrado 2021 destaca investimentos e ações da SLC Agrícola para reduzir emissões e proteger a biodiversidade

Investimento em pesquisa e equipamentos, adoção de melhores práticas e de inovações tecnológicas, iniciativas para preservação da biodiversidade e ações de impacto social positivo compõe a pauta da SLC Agrícola, no que diz respeito à responsabilidade com as pessoas e o meio ambiente.
O investimento em pesquisa e adoção de melhores práticas no cultivo de commodities agrícolas propiciaram a otimização no consumo de recursos naturais, minimizando a pegada ambiental dos negócios. Na safra 2020/2021, o uso de técnicas de agricultura de precisão evitou o consumo de 24,8 milhões de litros de água, 96 toneladas de insumos, como fertilizantes, herbicidas e inseticidas e de 34,3 toneladas de embalagens plásticas. Das 23 fazendas em operação pela SLC Agrícola (sendo uma delas arrendada para terceiro), apenas três utilizam a água como um recurso direto para a produção de soja, milho e algodão. Em 98% das lavouras cultivadas na safra 2020/2021, a SLC adota agricultura de sequeiro, na qual é utilizada somente a água da chuva. Essas ações de uso racional de recursos naturais são fundamentais para atingir o compromisso assumido, em 2019, de reduzir em 25% a pegada de carbono até 2030.
A evolução da agricultura de precisão acompanha os investimentos para a automação dos equipamentos nas lavouras. A instalação de antenas de sinal 4G, que em 2021 alcançou 16 fazendas, amplia a cobertura com sinal de internet acelerando a adoção de novas tecnologias que melhoram a produtividade, capacidade de monitoramento remoto das lavouras e uso sustentável de recursos. Atualmente, 515 mil hectares de lavouras (considerando os plantios de primeira e segunda safras) estão cobertos com sinal de internet 4G.
As ações para a mitigação dos impactos ambientais incluem ainda projetos para a redução da emissão de gases de efeito estufa, através da manutenção do carbono no solo e sua conservação. O projeto de Enriquecimento Florestal, que visa intensificar o sequestro de carbono pelo plantio de árvores nativas em áreas de vegetação mantidas pelas fazendas, como Reserva Legal e preservação permanente, em 2021 viabilizou o reflorestamento de 53 hectares em 12 fazendas, sendo que outros 80 hectares serão reflorestados neste ano. A meta é atingir 320 hectares restaurados nos próximos anos, contribuindo para o sequestro de aproximadamente 6% do total de emissões de gases de efeito estufa da companhia.
Outro avanço importante em 2021, foi a aprovação da Política de Desmatamento Zero, a qual formaliza o compromisso da SLC Agrícola em não converter áreas com vegetação nativa para o uso agrícola, mesmo aquelas elegíveis nos respectivos processos de licenciamento ambiental. O documento estabelece as regras para o uso racional do solo, visando manter a integridade dos sistemas naturais. Essa definição estratégica marca um momento importante na trajetória da empresa. “Um dos principais pontos de atenção com relação à gestão ambiental são os impactos causados pelas mudanças climáticas. Eventos climáticos extremos têm grande potencial para impactar nosso negócio, nossa resposta se dá em duas frentes. Na consolidação de um portfólio diversificado de terras em diferentes regiões e aproveitamento das potencialidades regionais, e na mitigação de impactos, com investimento em ações de redução de emissões e manutenção de carbono no solo”, explica Aurélio Pavinato, CEO da SLC Agrícola.
Investimento em inovação e receita recorde
O pioneirismo da SLC Agrícola na incorporação de inovações, novas tecnologias e processos resultou na entrada no ranking “100 Open Startups”, que seleciona as empresas líderes em inovação aberta (open innovation) com startups. Além da entrada no ranking, a empresa foi eleita uma das cinco melhores no setor do agronegócio.
A estratégia de aceleração de negócios e soluções inovadoras para desafios enfrentados pelo agronegócio inclui o programa de conexão com startups, AgroX, o Ideias e Resultados e a SLC Ventures. Por meio da SLC Ventures, em 2021 a companhia realizou seu primeiro aporte em uma startup, participando da terceira rodada de captação de recursos da Aegro. A empresa, criada em 2014, desenvolveu um sistema de gestão agrícola já utilizado em mais de 4 mil fazendas de 20 estados diferentes do país.
No âmbito de pessoas e impacto social positivo, a SLC investe continuamente na formação e qualificação profissional. Em 2021, foram mais de 146 mil horas de treinamento para os colaboradores, resultando em uma média de 52,4 horas por profissional. O uso dos 16 Espaços de Inclusão Digital, instalados nas fazendas para ampliar o acesso à tecnologia, ultrapassou 2,4 mil horas em 2021. Já as salas de aula destinadas à Educação de Jovens e Adultos, que oferecem Ensino Fundamental e o Ensino Médio presencial e on-line, atenderam 251 alunos. Em 2021, a companhia criou a Escola de Aperfeiçoamento Técnico Agrícola, com o objetivo de promover a educação continuada dos colaboradores. A qualidade dos processos de gestão do capital humano da empresa tem sido reconhecida continuamente nos últimos anos, com prêmios e certificações que impactam de forma positiva a sua marca e reputação, como os prêmios Lugares Incríveis para Trabalhar, Great Place To Work RS e GPTW Agro, 100 RHs Mais Inspiradores, Encontro Sul-Americano de Recursos Humanos e Top Ser Humano.
O detalhamento das ações, desafios, resultados ao longo de 2021 e planos estratégicos para atingimento das metas estão no Relatório Integrado 2021, que é parte do compromisso da SLC Agrícola com a transparência e a prestação de contas para todos os públicos com os quais se relaciona. Elaborado em conformidade com as normas da Global Reporting Initiative (GRI), o documento segue a estrutura e os princípios do Relato Integrado (Integrated Report - IR), framework utilizado em mais de 75 países para a divulgação de informações ESG e da gestão econômico-financeira. Esta edição traz uma nova matriz de materialidade e é a primeira a ser submetida à verificação externa independente.
O Relatório Integrado traz ainda os resultados financeiros que em 2021 atingiram um novo recorde, com receita líquida de R$ 4,4 bilhões. Impulsionado por um cenário de aumento de demanda e das cotações das commodities agrícolas, o resultado reflete também a estratégia de investimento em tecnologia e inovação para o aumento da produtividade e da eficiência na operação.